segunda-feira, 14 de maio de 2012

No Microondas Sonoro...ou alguém requentou o meu Hard Rock!!






Por Fernando Seabra

  Vem Cá amigos leitores...alguém aí gosta (realmente!!) de comida requentada?!...putzgrila, caras!!...É MUITO RUIM!!!...parece que você ta comento plástico aquecido...(risos). O mesmo ocorre com a música, em especial, com o Hard Rock!! Faz tempo que o estilo segue as mesmíssimas regras – algo muito semelhante ao Heavy Metal, em seus vários subgêneros, vale dizer!! Mas o fato, meus caros leitores, é que, entre riffs a lá AC/DC, vocalistas com postura estilo Robert Plant (reconhecido no Led Zeppelin) e visual tipo Kiss, o estilo foi posto para ser requentado...verdadeiro Microondas Sonoro!!
Mas, sente só, irmãozinho: eu não estou falando das clássicas críticas negativas que se fazem a grupos como Ratt, Kix ou Helix, sempre tachados como subprodutos do Rock! Bater em cachorro morto é fácil, muito mole, colegas de leitura!! O que busco aqui pensar é sobre o que, sem sacanagem, creio serem os verdadeiros diluídores, fotocopiadores de papelaria vagabunda, mas que obtiveram moral de zoar e ser coroado por uma critica que gosta de aparecer mais do que ser, de assumir o que realmente curte...
 Claro que tenho que usar o expediente clássico, nesse momento:“as opiniões produzidas nas matérias são de inteira responsabilidade de seus realizadores...a revista não se blablablabla...”...bem, como não estou nem na Metal Edge, nem na Hit Parader, e nem aí (risos), posso falar o que eu quiser...e espero – ESPERO MESMO!! – que vocês também possam fazer o mesmo...
 Sempre fiquei indignado quando via critícas favoráveis a grupos como Black Crowes, Lenny Kravitz, Guns N Roses, entre outros, enquanto que grupos como Autograph, Helix, Icon, ou ainda, Mötley Crüe ou Ratt, eram postos nos escanteios das resenhas, tais como se põe lixo na esquina...mas, sinceramente, acho os componentes do 1º grupo (ou os componentes dos 1os grupos...hehehhehe) um bando de chupadores descarados do passado, recriando até mesmo o som dos timbres da época desejada ao furto...putzgrila, RocknRollHellboyz&Girls...tenho noção que o Hard Rock lançou muita porcaria...Madam X, por exemplo, quem se lembra?!...também não curto White Lion, que acho que somente fez clonagem....mas, não indo falar de medalhões, hoje em dia reconhecidos, quero falar de 3 grupos que, ao contrário de jostas como Kingdom Come, deveriam estar entre os homenageados pela permanência nos anais do Hard Rock: Thor (o cantor canadense), Icon e, principalmente, Autograph!
Thor, pra quem não conhece, é um carinha fortão, tipo como era – e, bem, ahahahhaha, o Thor também já era...- o Arnold Schwarzenegger! O cara lançou, pelo menos, 2 clássicos do Hard Rock, a saber: “Keep the Dogs Away”, de 1977, e “Only the Strong”, de 1985, que deve ser um dos discos, Lps, Albums, K7s, Mp3 que mais ouvi na vida!!!!!!! O cara faz um som que soa como Alice Cooper, mas que, no material de 1985, consegue conectar Iron Maiden fase Paul Di´anno, Mötley Crüe & Ozzy Osbourne fase com Jake E Lee....tem plágios?!?!?!...SIIIIIIIIIIIM!! “ride of the chariots”, canção do Deus do Trovão canadense, em sua introdução, tem um trecho que emula boa parte de “Ides of March”, pequena instrumental introdutória do 2º álbum do Iron Maiden, “Killers”, de 1981! Isso é feio, NÉ? (risos) mas pior são grupos que soam como Faces, Mother´s Finest ou aglomerado de clichês de Hard Rock e se levam – e são levados!- à serio!! Thor Não se leva à sério...mas também não é o cliclete que perdeu o gosto, e se cospe no chão...a mistura que o som do canadense faz, de clichês de coisas, à época, recentes e originais, tinha sabor de marca genérica, mas nunca de falso brilhante, fingindo ser de verdade...
 Icon foi um grupo que lançou poucos albums, alguns deles bem distantes dos coladinhos 2 primeiros, o homônimo lançado em 1984, e”Night of the crime”, este produzido por Ron Nevison & Eddie Kramer, em ´85, contudo fazia um Hard Rock vigoroso, que emulava, principalmente, em seu álbum de estréia, Quiet Riot, Mötley Crüe & W.A.S.P. Nada de querer soar ou zoar o passado, passando-se por inovador a uma nova clientela de adolescentes! Eles eram bons porque soavam coerentes com o que era feito nos anos 80!! Se era bom, ou não, aí era do gosto de cada um...entretanto, não pode nunca ser criticado por ser derivativo ou de fingir ser original!!

Mas o grupo mais legal, na mesma medida, o mais criticado e esquecido, também sacaneado é o quinteto Autograph. Tudo bem que, a partir do 2º álbum, a força foi cedendo e o clichê se tornava, pouco a pouco, insuportável, mas meus leitores ávidos por Hard, o grupo fez em seu material de estréia, lançado em 1984, “Sign N please”, uma obra prima relegada ao ostracismo...tudo, risos, talvez, pela propaganda da caneta “papermate”, durante o vídeo clip de “turn up the radio”...mas o fato È que este álbum, contendo dez jóias “hardrockianas”, ao contrario de lixos lançados na época, como os discos “equator” do Uriah Heep, “Innocense is No execuse” do Saxon ou “The catch” do Nazareth, criticados, mas ainda sim “respeitados” pelas bandas que o fizeram – como ocorreu com os 2 “Use your illusion” do grupo do Axl...-, conseguia amalgamar tiques de Hard Rock estilo Van Halen, com influencias de New Wave e vocais de apoio com acento soul!!!
 Você pode até discordar...os mais velhos, com certeza, vão achar que eu pirei...mas quem já me conhece, há anos, sabe que sempre fui por esse caminhar, nas minhas opiniões...mas, discordando, faça o favor antes de ouvir estes discos antes...se você os comprar, e não gostar, me manda de presente, ok?
Hard Rock é opinião...não caia na balela de crer no que falei e concordar, sem antes pesquisar e compreender o contexto...NEM TUDO NOS ANOS 80 FOI GENIAL....se fulano falou, se a revista publicou, nem ligue...VÁ A LUTA E VERIFIQUE!!
...ou continue engolindo o que te empurrarem como relevante....
Abração a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário