sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lojas de Discos no Rio de Janeiro

Nós do Rock ´n´ Roll Hell somos totalmente fiéis ao vinil. Ouvir Rock e Heavy Metal em vinil faz toda a diferença. Por isso caro leitor(a) esqueça essa história de baixar mp3 e se jogue nessa matéria com as três principais lojas de discos (procuramos focar nas lojas mais voltadas para o Heavy Metal e Hard Rock) do Rio de Janeiro.


Boogie Oogie

Localizada na Tijuca um bairro com muita tradição Rocker, a Boogie Oogie tem uma ótima seleção de raridades. Bootlegs do Dio, Iron Maiden, Kiss, o "Soundhouse Tapes" do Iron Maiden em versão picture disc, o primeiro do Kiss original de 1974 e muita coisa difícil de ser encontrada.






- Quando surgiu a loja?

Konrad - Setembro de 2000... quase 12 anos.
 
- Como você vê esse retorno do vinil?
 

K - É realmente interessante como alguns jovens se interessam pelo vinil. Há aqueles na faixa dos 40-50 que querem reviver os dias de adolescência.   

- As vendas na loja melhoraram por conta desse revival do vinil?

K - Se contarmos os itens mais raros e caros faz uma diferença positiva. Os mais comuns nem tanto. 

 



- Qual o público que consome mais vinil na sua loja. Os mais jovens ou os antigos colecionadores?

K - O público alvo é na faixa dos 40-50. Principalmente os que querem reviver os dias de adolescência. Ou que hoje possuem poder aquisitivo para esse luxo. Os mais jovens buscam os mais baratos, muitos influenciados pelos gostos dos pais.
 

- Qual o top 10 de vendas em vinil na Boogie Oogie?

K - Aqui na Boogie Oogie vendo praticamente peças únicas, itens bem raros mesmo. O rock clássico e progressivo são os gêneros que mais vendem. 

Rua Soares da Costa, 10 / Lj 229. Praça Saens Peña - Tijuca - Tel: (21) 2214-3664




Hard n´ Heavy 



Uma das mais antigas lojas do Rio de Janeiro. A Hard n´Heavy é um clássico e uma referência
quando o assunto é Hard Rock e Heavy Metal. Eles possuem uma boa seleção de vinis com destaque para "Kaizoku-Ban" do Accept na versão japonesa, King Diamond o ep "No Presents For Christmas 12", The Rods "Live" e Candlemass - "Live", inglês, duplo, completo.





- Quando surgiu a loja?

Fernando Folena - 1º de Abril de 1991


- Como você vê esse retorno do vinil?

FF- Vemos como uma tentativa das gravadoras, hoje moribundas, de abocanharem o filão dos saudosistas e colecionadores para venderem mais. Já fazem isso com os CDs lançando cada vez mais edições luxuosas, boxes, repletos de luxos e faixas bonus do catálogo das bandas seminais. Tirando o lado comercial da coisa, é inegável a excelência do vinil sobre o CD, seja pelo som superior e pela arte das capas.

- As vendas na loja melhoraram por conta desse revival do vinil?

FF - Nos dias de hoje a especialidade e a especificidade da 
Hard n' Heavy são as encomendas. Com a "modernidade" dos downloads, não se pode/deve entulhar a loja de estoque sem se ter a certeza de que este vai se vender. Não se pode empatar um dinheiro na compra de estoque para "só Deus sabe quando" ele se venderá. Portanto o nosso forte são as encomendas: saiu, existe, foi lançado, nós trazemos não importa daonde, América, Europa e Japão. Nossa especialidade também é correr atrás de raridades, de edições especiais já foras-de-catálogo. Tudo isso, não só de CDs de qualquer estilo musical, mas também vinís, DVDs e Blu-Rays musicais e de filmes, camisetas de bandas, etc. Portanto é precipitado dizer que as vendas melhoraram "por causa da volta do vinil". Tendo encomendas a gente traz, seja de edições originais, históricas, seja dos relançamentos de hoje, a maioria vindo com os famosos high quality com 180 gramas.

- Qual o público que consome mais vinil na sua loja. Os mais jovens
ou os antigos colecionadores?

FF - A grande maioria do público que encomenda vinís é feita de pessoas mais velhas, colecionadores já iniciados que sabem do que se trata. Os mais jovens consumidores existem, mas são minoria. Devido a pouca idade, pelo não-iniciamento e pela maioria ainda não trabalhar, vivendo de mesada, não há como consumir muito. Vinís importados novos ou originais raros não custam muito barato... Este nicho consome mais vinís nacionais seminovos.

- Qual o top 10 de vendas em vinil na Hard n´Heavy?

FF - Já que trazemos vinís basicamente por encomenda, não podemos estabelecer um top 10. Temos trazido material que vai das primeiras edições originais, japonesas, do Black Sabbath "Volume 4", do Rainbow "Rising", do Rush "2112", da completíssima edição americana tripla do Yes "Yesssongs" com o photobook aos lançamentos atuais Blackmore's Night "A Knight In York", The Cult "Choice Of Weapon", Queensrÿche "The Warning", por exemplo. 21 de Agosto, sai o Kiss "Destroyer: Resurrected". Já foi pedido.

Rua Marquês de Abrantes, 177 - loja 106 - Flamengo - Tel.(21)2552-2449



Sempre Música

Com endereços no Catete e em Ipanema a Sempre Música possui um bom acervo de vinis com boas raridades principalmente do Black Sabbath, Deep Purple, Ian Gillan e Iron Maiden. Alguns dos bootlegs mais desejados você encontra lá. O clássico "Death Riders/Their Satanic Majestic Returns" do Black Sabbath e um dos meus objetos de desejo o "Metallurgy" (bootleg triplo com shows do Saxon, Iron Maiden e Black Sabbath) já encontrei por lá. Vale uma visita.






-Quando surgiu a loja?

Roberto Freitas - Em 1992 abrimos a loja do Catete e 1995 Ipanema.

- Como você vê esse retorno do vinil?

RF- É uma bela resposta ao mp3.


- As vendas na sua loja melhoraram por conta
desse revival do vinil?


RF- Posso afirmar que sim.




- Qual o público que consome mais vinil na sua loja. Os mais jovens ou os antigos colecionadores? 

RF- O público mais jovem compra bastante, porém os antigos colecionadores compram os discos mais caros.



- Qual o top 10 de vendas em vinil na Sempre Música?

RF- Beatles, Black Sabbath, Iron Maiden, Pink Floyd, Bowie, Zappa, Who, Metallica, Deep Purple, Led Zeppelin.(não exatamente nesta ordem)


Rua Corrêa Dutra, 99 - Catete - (21) 2265-6910
Rua Visc de Pirajá, 365 - Ipanema - (21) 2523-9405









Nenhum comentário:

Postar um comentário