terça-feira, 26 de junho de 2012

Resenha - "Ultimatum"

Por: Gustavo Carneiro




Metalmorphose & Dorsal Atlântica - Ultimatum (1985) - Relançamento (2012) - LP - Hell Music.

Fazia mais de vinte anos que eu não ouvia o Ultimatum. E a audição deste clássico do Heavy Metal nacional trouxe a tona uma série de memórias e lembranças dos anos 80 e da minha adolescência. Programa Guitarras, Caverna 2, Baixo Gávea, Heavy, Point Rock, fila na Gramophone para comprar um simples disco importado do Venom, amizades feitas através de fitas cassete de shows piratas. Tempos sem internet mas penso que éramos mais bem informados. Penso que a ausência e as dificuldades faziam com que tivéssemos mais sede de conhecimento e informação. Numa roda de amigos, certos erros de informação não eram perdoados.
Essa introdução, é pelo fato de que esse disco é um reflexo dessa época, existe uma originalidade, um frescor, uma ingenuidade e uma garra, que você não encontra no Heavy Metal atual.
E ao mesmo tempo em que o disco apresenta alguns problemas técnicos, eles acabam sendo compensados e de certa forma usados a favor das bandas, criando um som único.



A Metalmorphose conseguiu a proeza de logo no primeiro disco, criar um hino do Metal nacional, "Cavaleiro Negro". O refrão que ninguém esquece: "Cavaleiro negro, cavaleiro do mal. Empunha tua espada em nome do Metal".  Em "Desejo Imortal" eles previram a influência para gerações futuras: "Hoje eu sou o grande rei de toda uma nação. E influenciarei a próxima geração". E embora todos na banda sejam bons músicos, temos que destacar os vocais de Tavinho Godoy e a bateria de André Delacroix, um dos melhores do gênero, nunca esqueço um show deles no Teatro do Planetário da Gávea onde Delacroix fez um solo de bateria usando usando um par de tênis. O lado Dorsal Atlântica é uma maravilha, tão bom ou até melhor que o icônico "Antes do Fim". Nota-se, além da influência da NWOBHM, a influência do Punk e do pré-punk com ecos de The Stooges e MC5. As letras também são ótimas, vide "Catástrofe" que, infelizmente, continua bem atual: "Nesse mar de lama. Não vou afundar. Por mim este país pode falir antes. Meu dinheiro não vai servir pra engordar. O ministro e seus amantes".





Em outra faixa clássica, "Império de Satã", Carlos canta: "Deus dê vida longa aos meus inimigos prá que assistam minha vitória". Outra que não posso deixar de citar é "Princesa do Prazer" que era um hit em potencial. "Vestida em couro negro. Minissaia e salto alto. Vai desfilando Sua beleza pelo asfalto".
Por último, não podíamos deixar de elogiar a gravadora Hell Music, por essa caprichada reedição em vinil, 
com direito a encarte extra colorido, disco na cor vermelha e todos os detalhes originais preservados como, por exemplo, os encartes em p&b datilografados.
"Ultimatum" é um disco essencial na sua coleção.




Metalmorphose
1. Cavaleiro Negro 03:18
2. Nosso Futuro 04:35
3. Hárpya 05:08
4. Complexo Urbano 03:31
5. Desejo Imortal 04:54

Dorsal Alântica
1. Império de Satã 03:32
2. Catástrofe 03:11
3. Armagedon 04:18
4. Princesa do Prazer 03:31
5. Heavy Metal 04:35





Nenhum comentário:

Postar um comentário