segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Creatures of the Night" - 30 Anos Incomodando a Vizinhança!!

Por: Fernando Seabra


O que você estava fazendo no dia 25 de outubro de 1982?! Talvez você nem tivesse nascido ou nem conhecesse o KISS, ou mesmo gostasse de Rock. Porém, para muitas pessoas, tal data representou, representa e irá representar um marco na vida, um novo referencial, uma redescoberta, enfim um renascer! Nessa época, eu, tímido, caseiro e CDF, mesmo já fã de Rock and Roll, curtia também o KISS, mas curtindo o grupo de um modo “Unmasked”, como um brinquedo, um desenho animado, uma HQ! Ao contrário de um vizinho, irmão de um amigo de infância, não peguei o quarteto novaiorquino em sua origem, mais cru e pesado, de discos como “Hotter than Hell” (1974) ou “Rock and Roll Over” (1976). Bem, eu já tinha uma desgastada cópia do “Destroyer” (76), mas o que mais rolava em meu saudoso gravador de fitas k7 National ou na vitrola de meus pais, eram sons dos discos “Unmasked”, “The Elder” ou mesmo “Dynasty”, lançados pouco antes, além é claro, de coletâneas em fitas da banda mascarada, lado a lado de outras, dos Beatles, Zeppelin e Elvis! Entretanto, em certo dia, provavelmente um dia quente de verão carioca, surge no rádio de pilha de meu avô uma batida seca, um grito de guerra que se repete, um ritmo duro e um coro que me leva a aumentar o volume limitado do radinho, quase o estourando! Minha vó pirou, vindo correndo aos berros, falando para eu desligar este “barulho”! Mas o estrago já havia sido feito! A cada vez que era anunciada ´I Love it loud´, que estranhamente fez sucesso nas estações populares AM do Rio, sendo tocada juntamente com artistas POP, eu aumentava o volume, até estourar o speaker e ver meu pai com o cinto atrás de mim! Apesar de minha vó repetir o jargão “isso é musica do capeta!’, e de meu pai insistir em me dar discos infantis tipo “os 3 patinhos cantam sucessos do Rock” ahahahahahah, ganhei o LP “Creatures of the Night” de um tio, fã confesso de Rock. Amigos, leitores, curiosos, foi uma experiência nova, que me revolucionou, me fez novo de novo, nascer no ROCK! Logo, outros discos, em LP ou K7, originais ou copias, foram adquiridos: “The Number of the Beast”, do Iron Maiden; “Screaming for Vengeance”, do Judas Priest; ou “Speak of the Devil”, de Ozzy Osbourne. O cabelo crescia ao mesmo tempo que a voz engrossava; eu não era mais o mesmo, nunca mais seria o mesmo! Muitos discos fizeram isso!! Qual foi o responsável por mudar sua vida?! O meu, com certeza, e há até como supor, o de tantos outros Hardrockers foi alterada por um disco de 9 faixas, encarte sem fotos, preto, capa azulada, com uma ilustração: ”Creatures of the Night”!!
Lançado em 25 de outubro de 1982, ano prolífico em grandes títulos – pois, alem dos citados anteriormente, poderíamos por na lista “Black Metal” do Venom, “Restless and Wild” do Accept, “Under the Blade” do Twisted Sister, “Blackout” do Scorpions ou ainda, “Diver Down” do Van Halen! -, “CRIATURAS”, modo como alguns fans brazucas chamavam o álbum, foi dedicado ao propietario da CASABLANCA Records, amigo e maior incentivador da carreira da formação: NEIL BOGART. Era o fim de uma época, um inicio de um novo ciclo; a urgência por mudanças para não afundar ou virar nota de rodapé rsrsrs...era um adeus aos sons pops do “unmasked”, à pompa do “Elder” ou a indecisão da compilação “killers”! Era um retorno ao peso e agressividade de petardos como ´Deuce´,´Parasite´,´She´,´Makin Love´ou ´God of Thunder´. Era uma volta do GENE SIMMONS perigoso!!! Não por acaso, ´I Love it Loud´ foi a faixa escolhida para a divulgação! Era peso puro, GENE maléfico, crueza quase PUNK, mesmo que arquitetada em estúdio, risos...e quando o vídeo promocional da citada canção pintou no “Fantastico”, o que era som e fantasia, tornou-se real e CONCRETO! O curioso é que muitos antigos fans, talvez cansados das pisadas na bola, ou não gostando da postura METAL do KISS, meio PUNK, torceram o nariz pro LP, mesmo o comprando! Produzido por MICHAEL JAMES JACKSON, o disco tem uma miríade de de músicos convidados na GUITARRA, já que ACE FREHLEY, detentor dos solos, há época envolveu-se com acidentes de carro e incidentes com carreiras e mais carreiras..., estando presente apenas na bela ilustração da capa, fotos promocionais e no vídeo clip, que passava na TV mais do que futebol. STEVE FERRIS, ROBBEN FORD, VINNIE VINCENT, e dizem que até STEVEN STEVENS, comandaram as 6 cordas. Inclusive outros membros do KISS trocaram de instrumentos, com GENE mandando ver nas 6 cordas em ´War Machine´ e ERIC CARR, o baterista, que finalmente mostrava sua pegada, todavia tocando baixo em ´I Still Love You´!! Era um esforço de guerra em prol de reerguer a carreira da banda! ´Creatures of the Night´, faixa titulo e de abertura, inicia o trabalho com fúria e rapidez, com vocal urgente de PAUL STANLEY, nunca visto antes!´Saints and Sinners´, faixa seguinte, traz GENE comandando peso e escuridão.´Keep me Coming´- cuja audição nos faz rir, com o aportuguesamento da pronuncia, soando como “o cara que me come...come bem!”...ahahahahahah -, mostra PAUL investindo em groove a La LED ZEPPELIN, e ´Rock and Roll Hell´, reescritura da canção composta por BRYAN ADAMS para o BACHMAN TURNER OVERDRIVE/B.T.O., possui um peso avassalador nas 4 cordas manuseadas por GENE! ´Danger´, SPEED METAL de laboratório, é um desespero sonoro, com PAUL puto nos vocais! O segundo lado, lado B, outro lado, começa com a anteriormente mencionada ´I Love it Loud´, com GENE urrando desejoso por ser Presidente e proclamando que liberdade é um estado mental! ´I Still Love You´ é melancolia e beleza, em balada que emociona, a despeito de PAUL afirmar que a fez em laboratório, não reflexo de sentimentos. Esta tem um dos solos mais impactantes na historia do KISS, na minha opinião, ao lado dos solos de ´Detroit Rock City´, ´Exciter´ ou ´Love Gun´! ´Killer´ é amalgama de canção PUNK e JUDAS PRIEST circa BRITSH STEEL ou ´Hell Bent for Leather´, com uma cozinha que abala fundações – aqui vale o realce do quanto o som da bateria de ERIC é marca mais insinuante no disco mais do que as próprias guitarras!!. O trabalho é encerrado por ´War Machine´, uma das melhores interpretações do DEMONSTER, GENE SIMMONS, em uma curiosa composição do baladeiro BRYAN ADAMS (?!?!?!), sendo uma de minhas prediletas na KISSTORIA!



Após este disco, todo mundo sabe o que sucedeu: ACE dá lugar a VINNIE “ex COUSANO, THE ANK” VINCENT nas 6 cordas; o grupo comemora 10 anos de carreira, contando com um show no Maracanã,com...ahn...?!..110...140...200...240...mil pessoas...bem, depende do momento dos egos de PAUL & GENE rs...; o quarteto mostra as caras, lançando LICK IT UP; etc. Mas o que poucos sabem ou não mais se lembram, é o quanto ´I Love it Loud´ fez sucesso no Brasil! E sucesso não no meio roqueiro, mas em todos os lados...colegas de colégio, que nem gostavam de Rock, passaram a por a canção entre as que mais gostavam; rádios AM, como a Mundial, ou populares na FM, como a 98 – curiosamente, ambas de propriedade da GROBU, que foi a emissora que mais anunciou a vinda do grupo ao nosso amado pais...-, passaram a incluir a musica na convivência com sucessos da época, como ´Voce não soube me amar´, da BLITZ, ´Let´s groove´do EARTH WIND AND FIRE, ´Menina Veneno´ do RITCHIE, ´Da Da Da´ do TRIO RIO ou ´planet rock´ de AFRIKA BAMBATAA. Não era na programação de ROCK, ou mesmo METAL, das rádios, coisa que nem existia na época, mas sim nas paradas populares, do POVAO! Sem ser, meus leitores, uma balada melacueca ou um rock fumante, de comercial! Era, isso sim, um som pesado, agressivo, “do mal”...dava medo!!!


Minha vó jurou que o “coisa ruim” iria aparecer no Maracanã, que pintinhos amarelinhos iriam ser pisoteados durante o show, que o grupo nacional HERVA DOCE iria abrir a noite...TUDO MENTIRA!!! VERDADEIRO é que eu nunca mais fui o mesmo!! Por tudo isso, por ter tambem ajudado na escolha do nome de nosso webzine, na época, papel impresso, é que gostaria de agradecer a GENE, PAUL, ERIC (R.I.P.), MICHAEL JAMES JACKSON, todos que fizeram parte da elaboração do disco, o vizinho irmão de amigo de infância, meu tio e a NEIL BOGART pelo CREATURES OF THE NIGHT ter vindo ate minhas mãos! Tão belo o quanto mais obscuro, por mais claras ficaram meus questionamentos, tudo tornou-se minha vida, nova ficou! 30 anos depois, com certezas, mas ainda questionando, certamente o impacto do disco ainda ressoa em mim e nas paredes de meu quarto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário